Isenção do IMT e do imposto de selo, para quem tem mais de 35 anos!
A medida que concede isenção fiscal do Imposto de Selo e do IMT aos jovens até 35 anos, na compra da primeira casa, foi aprovada e promulgada pelo Presidente da República, permitindo assim avançar com o decreto-lei que deixa entrar em vigor a medida.
O objetivo desta medida é facilitar o acesso à habitação própria e permanente, retirando os encargos fiscais iniciais normalmente contemplados na aquisição de imóvel, aos jovens até 35 anos.
Assim, segundo o Executivo, no prazo de dois meses os jovens poderão usufruir desta isenção, estando definidos os critérios de elegibilidade.
Para beneficiar da isenção do IMT e do Imposto de Selo, o jovem não pode ser dependente e só pode comprar um imóvel até ao valor de aquisição de 316.772 euros, obtendo um alívio fiscal que pode resultar na poupança de 633.453 euros.
Contudo, um casal em que um dos elementos tenha mais de 35 anos também está abrangido pela isenção, sendo que o critério define precisamente que uma pessoa com mais de 35 anos pode obter a isenção sobre o IMT e Imposto de Selo desde que adquira o imóvel em conjunto com um jovem elegível, uma vez que a isenção se aplica à parte correspondente ao jovem com idade até aos 35 anos.
Vender casa após separação: passos, documentos e questões legais
A separação é um momento emocionalmente desafiante e, para muitos casais, a venda do imóvel partilhado é uma das questões mais impactantes. O processo pode ser complexo, não
Vender a minha casa com crédito habitação por pagar: É possível?
Vender uma casa é um processo que envolve uma série de decisões importantes. Pode tornar-se ainda mais complicado, quando o imóvel em questão está associado a um crédito hab
Vetor Sucesso
Desde de 2019 que a Vetor Sucesso - Imobiliária atua no mercado da mediação imobiliária com rigor, profissionalismo e segurança, agregando valor à vida dos clientes que procuram comprar, vender ou arrendar imóveis. A nossa visão é ser uma empresa responsável, altamente qualificada e capaz de enfrentar os ciclos dos mercados imobiliários global e nacional, com práticas sustentáveis.